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sábado, 27 de março de 2010

Homossexualismo e a Bíblia

por Pr.Leonardo Sousa

Boas Novas Para Cristãos GLTB

Gays e lésbicas enfrentam a discriminação devido às atitudes da sociedade. Infelizmente, essas atitudes são freqüentemente ensinadas pela igreja. Ainda mais triste é o fato de que a bíblia é geralmente utilizada como uma arma para "linchar" gays e lésbicas. É importante lembrar que tais atitudes causadoras de danos não reflete a postura de Cristo e a forma como Deus deseja que a Igreja seja. Também não reflete o que a Bíblia verdadeiramente diz. Essas atitudes são coisas de seres humanos imperfeitos e corruptos.
Por fim, a fé pessoal em Cristo não deveria depender de uma particular igreja ou clero, mas ela deveria ser solidamente apoiada em Jesus Cristo. Somando-se ao ensinamento distorcido e tendencioso de alguns padres e pastores, a Escritura apresenta-se algumas vezes como um grande obstáculo para pessoas que são cristãs homossexuais.
Estudos mais elaborados revelam que a Bíblia realmente possui boas novas para gays e lésbicas. A Bíblia não diz o que você pensa que ela diz sobre os homossexuais.
Entenda a Bíblia de uma Nova Maneira
Existem duas coisas importantes que você precisa ter em mente quando for ler a bíblia.
Primeiro, você deve sempre considerar o contexto. Para entender qualquer escrito (mesmo que seja uma carta, um discurso, ou mesmo a bíblia) é necessário entender o seu cenário. Pense sobre quem está falando, para quem está sendo endereçada a fala, por que foi escrita, como era a cultura na época. No caso de escritura, o contexto social e cultural dos tempos bíblicos era muito diferente do nosso contexto atual.
Por exemplo, quando Deus ordena para a humanidade "crescer e multiplicar", lembre-se de que, entre outras coisas, isso foi endereçado para Israel - uma pequena nação que vivia no deserto, cercada de muitos inimigos. Eles necessitavam "multiplicar" somente para sobreviver.
Segundo, a Bíblia começou com uma tradição oral e, posteriormente, foi transcrita em línguas antigas (basicamente o hebraico no Velho Testamento e o grego no Novo Testamento) durante vários séculos. Ela foi copiada e recopiada nas línguas originais e depois traduzida em outras línguas. Qualquer pessoa que fala ou lê em mais de uma língua sabe que traduzir requer interpretação e julgamento pessoal. Mesmo com as melhores intenções, tradutores e copistas podem cometer erros.
A Verdade Sobre Sodoma
A Bíblia Hebraica conta de maneira épica a saga de um povo, através dos seus muitos livros e escritos. Foi a Escritura que Jesus conheceu e estudou. Para os cristãos, continua a servir como o princípio da história da fé. O Velho Testamento contém algumas das citações mais utilizadas contra gays e lésbicas.
Qual foi o pecado de Sodoma em Gênesis 19:1-28?
Essa passagem é freqüentemente usada como "prova bíblica" de que Deus se desagrada com os homossexuais. Para muitas pessoas essas cidades foram destruídas porque os habitantes cometeram o "pecado do homossexualismo". Isso é interpretar mal e errado as Escrituras.
O profeta Ezequiel, em um livro igualmente inspirado da Bíblia, conta que Deus estava desgostoso com Sodoma por outra razão. De fato, Deus a destruiu porque os somomitas eram arrogantes, opulentos e irresponsáveis e não ajudavam os pobres e necessitados. "E se ensoberbeceram, e fizeram abominação diante de mim; pelo que as tirei dali, vendo eu isto." Ou seja, cometeram idolatria. (Ezequiel 16:50). Em todas as outras citações da bíblia (e existem muitas) o condenado "pecado de Sodoma" são coisas como o orgulho e a inospitalidade. A cidade de Sodoma transgrediu a lei da hospitalidade, lei que era religiosamente observada em sua cultura.
O uso da expressão "traze esses homens a nós, para que os conheçamos" (Gênesis 19:5) é a base da maioria das interpretação erradas. O verbo hebreu "yadha" (conhecer) utilizado aqui é encontrado 943 vezes no Velho Testamento e somente em dez casos significa relação sexual (sempre se referindo a relações heterossexuais). Mesmo que os homens de Sodoma tenham realmente tentado seduzir os anjos, a passagem serviria como uma clara condenação do estupro (certamente uma forma estremada de inospitalidade). O estupro - tanto homossexual quanto heterossexual - é que é um pecado.
"Deus criou Adão e Eva não Adão e Pedro" é um refrão conhecido daqueles que rejeitam citações. Gênesis 1 e 2 são interpretados como condenação da homossexualidade porque ela não é citada. Esse argumento do silêncio é difícil de sustentar. Primeiro: Eva foi criada não apenas para reprodução sexual, mas também para fazer companhia (Gen. 2:18). Estar acompanhado é certamente a base da maioria das relações amorosas, tanto homossexuais quanto heterossexuais. Além disso, o texto sobre a criação e as estórias anteriores do Gênesis são uma explicação, não uma prescrição. Tomar essas estórias de maneira literal como forma de se proceder conduziria a conclusões peculiares. Por exemplo, implicaria que irmãos só poderiam casar com irmãs. Caso contrário, como poderiam os filhos de Adão e Eva terem se multiplicado? Utilizar a Escrituras dessa maneira, levanta mais questões do que responde.
Outros textos do velho Testamento são utilizadas seletivamente para mostrar que a Bíblia condena o estilo de vida gay. Duas citações são encontradas no livro do Levítico, 18:22 e 20:13: "Com varão não te deitarás como se fosse mulher". Qualquer um que cite essa passagem como uma proibição, deveria ler o capítulo inteiro. A lei do Levítico condena carne de porco, lagosta, camarão, ostras, não cruzamento de raças de gados, e todo um elenco de outras leis, incluindo uma lei para matar todas as pessoas que cometam adultério! Por que, então, uma lei deve ser cumprida e outra, não?
A Lei do Amor
Qual é a mensagem fundamental da Bíblia e do Evangelho de Jesus Cristo? Como cristãos, nós acreditamos que a escritura hebraica é a revelação inspirada dos compromissos de Deus para com o seu povo. Também constitui-se em um importante estudo da história hebraica. Acima de tudo, é parte da continuação de uma história e uma promessa de redenção. Além disso, como Cristãos, nossa lei é a de Cristo e essa lei é a lei do amor. Seu fundamento é o mandamento "ame a Deus e o próximo como a si mesmo".
Nem Jesus, nem Paulo, nem ninguém mais do Novo Testamento diz que os Cristãos estão presos às regras éticas da lei de Moisés. Paulo ensinou claramente que os Cristãos não estão mais sob a lei do Velho Testamento (Gálatas 3:23-25). Ensinou também que a velha lei é complementada em Cristo (Romanos 10:4) e que sua realização se cumpre no amor (Romanos 13:8-10, Gálatas 5:14).
Jesus verdadeiramente lidou com a sexualidade humana de uma maneira aberta e com aceitação. Por uma lado ele afirmou as virtudes do casamento, mas por outro também declarou que o casamento não é para todas as pessoas (Mateus 19:3-12). Por fim, a Bíblia não possui registrado nenhuma palavra falada por Jesus condenando a homossexualidade.
O Que a Bíblia Fala Sobre A Homossexualidade
No novo testamento existem três expressões freqüentemente citadas como provas do "pecado da homossexualidade". Existem várias traduções diferentes da Bíblia e cada uma delas utiliza palavras diferentes para traduzir trechos do grego antigo. Portanto algumas palavras dependem de qual tradução se está usando. Duas palavras gregas são utilizadas por Paulo em duas passagens similares. São elas "malakos" e "arsenokoitai". Essas palavras são utilizadas em Coríntios 6:10 e em Timóteo 1:10. Traduzido ao pé da letra, "malakos" significava "suavidade" (e não efeminado!) e "arsenokoitai" significava "leito-masculino".
Nenhuma das palavras significa "homossexual" no grego falado na época de Paulo. Infelizmente, os estudiosos da Bíblia não concordam sobre o que essas palavras realmente significavam no contexto dessas duas passagens ou para as pessoas para as quais Paulo escreveu. Há várias palavras gregas para "atividades do mesmo sexo" ou "homossexuais", mas Paulo não as empregou.
A tradução do Rei James (Coríntios 6:10) fala em "efeminados", a Nova Internacional diz "ofensores homossexuais", a Revised Standard diz "pervertidos sexuais" e a tradução de João Ferreira de Almeida optou por "sodomitas".
Qual versão é a mais próxima do texto original já que as palavras empregadas na época não significavam "homossexual"? É estranho que alguns pastores condenem gays, lésbicas, bissexuais, etc., quando estudiosos e diferentes traduções da bíblia nem mesmo concordam sobre o que algumas palavras verdadeiramente significam!
A terceira passagem do Novo Testamento freqüentemente citada é Romanos 1:26-27, que diz: "Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Por que até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza."
Essa passagem realmente condena pessoas que são "naturalmente" ou "constitucionalmente" homossexuais? Ela diz especificamente que heterossexuais não devem tentar tornar-se homossexuais. Ela também poderia ser entendida como querendo dizer que gays e lésbicas não devem tentar tornar-se heterossexuais. Ou seja, para o hétero é natural ter relações com pessoas do sexo oposto; e para o gay é natural ter relações com pessoas do mesmo sexo.
John McNeill, um estudioso Católico, diz que existe ampla evidência de que, para os autores bíblicos, "perversão" era submeter à atividade homossexual aqueles que eram, por natureza, heterossexuais. Contudo, os autores desconheciam a noção de homossexualidade bem como a de heterossexualidade. Na verdade, o significado de "natureza" que eles possuíam era outro. Paulo declara, por exemplo, que cabelos cumpridos não é natural para homens (I Coríntios 11:14), pois acreditava que a "‘natureza" refletia características esperadas ou normas culturais. Não tem nada a ver com não a crença moderna em ciência universal ou "leis da natureza" biológicas, como pregam atualmente alguns pastores homofóbicos.
"Eu sei e sou ensinado pelo Senhor Jesus que nada é impuro por si mesmo; mas é impuro para qualquer um que pense que seja impuro" (Romanos 14:14, versão "Revised Standard") ou que negue a sua importância na vida Cristã.
Jesus Veio Para Todos
A Bíblia tem muito para nos dizer, mas nós devemos ouvir e aprender o que ela verdadeiramente nos diz, não o que alguém nos diz que ela diz - ou seja, as pessoas que a traduziram, e as pessoas que a interpretaram. As pessoas são capazes de cometer erros e construir doutrinas que a Bíblia não ensina, mas que são aceitas por outros.
Podemos verdadeiramente acreditar que um Cristo que pregou o amor, viveu o amor (com mulheres, estrangeiros, pecadores e marginais), que deu a sua vida na cruz para mostrar o amor de Deus para com todos pudesse nos excluir? Podemos acreditar que Ele, que reconhece a necessidade humana de amar e de expressar esse amor fisicamente, iria determinar que milhares de homossexuais vivessem no celibato, negando as particularidades de cada um, suas necessidades naturais e condenando-os à infelicidade? Certamente o Cristo de amor jamais faria tal coisa!
Jesus morreu pelos nossas falhas, não pela nossa sexualidade. Jesus nos libertou para vivermos uma nova vida de amor em Deus. Tanto o amor heterossexual quanto o homossexual não são pecados por si só. O ato sexual torna-se um falha ética quando abusa ou violenta a outra pessoa. A relação entre dois homens ou duas mulheres pode ser uma relação de amor tanto quanto a relação entre um homem e uma mulher. Cristo morreu pelas falhas de indivíduos heterossexuais e homossexuais. Portanto, gays e lésbicas podem livremente vir para a Comunidade Cristã e ainda preservar a autenticidade de sua expressão sexual.


p.s.: carpe diem!

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